Blog

Começando nosso Passeio pelas Paisagens Sonoras do Sítio da Vovó

ASSISTA O VÍDEO COMPLETO COM AS PAISAGENS SONORAS

 
Assim começa nossa Aventura …


Eu fui passar um fim de semana lá no sitio da vovó.
Eu que moro na cidade,(som urbano) gosto muito de ir para la
ouvir todos  os sons do Sitio.
De manhã eu acordo(galo),
escovo os dentes eu vou tomar o meu Café.
La do telhado…, o (som de
gato) me deseja um Bom dia. ….  O sol
brilha, e ouço uma sinfonia de sons (passarinhos)……….. que vem do la céu.
Vou  passear pelo sitio, seguido pelos
animais que vivem por la
Vejo um lindo lago, os (som de
pato) nadam e os (som Pintinho) brincam na água.
 No brejo, tem um (sapo sapo). O (som do
cavalo) reclama que não quer trabalhar.
 
 Vou na direção do Vento (som de vento) e
assim la vou eu  
Andando ….Ouvindo
….. Cantando…….. 
Clique nos Vídeos e descubra cada uma das Paisagens Sonoras
Proporcionamos neste post um exemplo de atividade cujo diferencial é integrar, de forma lúdica e divertida, a música com atividades artísticas, histórias sonoras e brincadeiras Musicais para as festas infantis, adaptada para o site e redes sociais.
Nosso trabalho estimula a  percepção sonora, o aprendizado musical, a socialização, e é divertimento garantido nas festas, seja na pracinha, na sua casa ou na sua escola.

 Em ambientes presenciais oferecemos na forma de tapete musical, com diversos instrumentos de percussão, onde todos juntos, crianças e adultos, participam de uma grande banda.
Participam das atividades sua Trupe de “Amigos Sonoros” do grande Maestro Sargento Andamento, Dona Melodia, Doutor Harmonia, Irmãos Grave e Agudo, Zeca Compasso, entre outros.

Apresentamos neste post,  com destaque, a História Sonora do Sítio Da Vovó e suas paisagens sonoras que trazem os sons do sítio e da natureza estimulando a percepção auditiva de forma lúdica.
Atividade interativa, a história é contada com a participação das crianças adaptada para vídeos que permitem o destaque de cada um destes sons.

  Música, Diversão e Atividades Musicais para Crianças de todas as idades !

Eu sou Zeca Compasso, 1 2 3 4

ZECA COMPASSO.

ATIVIDADE SOM E MOVIMENTO NO SEU ESPAÇO

Ouça a música Zeca Compasso.

Brincadeiras de compasso. (usar bateria eletrônica, ou marcar  tempo no instrumento. O importante é que o compasso seja bem marcado.

Faça um compasso quaternário bem lento.

Conte  bem com as crianças.

1 ,2,3,4 .

Bater palma no tempo 1

Fazer uma roda com as crianças

Da uma bola para uma criança e ela só pode passar a bola para quem tiver ao lado no primeiro tempo.

Sugestão. Professor usar o “ e ” como meio tempo entre o tempo 4 e 1 , para facilitar o entendimento das crianças.

Coloque mais de uma bola na roda.

Assim aprendem que o compasso tem um tempo FORTE.

Atividade 2.

Faça uma fila com as crianças

Coloque os  bambolês em fila na frente das crianças, em fila. . A fila só pode passar para o bambolê da frente no primeiro tempo.  

Assim todas as crianças passam ao mesmo tempo para o bambolê da frente.

Esta atividade da noção de Conjunto e Equipe, pois todos  tem que andar ao mesmo tempo. Se um  erra, erram todos!!

Sugestão. Professor usar o “ e ” como meio tempo entre o tempo 4 e 1 , para facilitar o entendimento das crianças.

Dança Livre, no compasso quaternário.

Ensina para a criança que a Música é tempo e som, e a dança é tempo e movimento.

As crianças só podem se movimentar no primeiro tempo.

Marque uma musica quaternária. Lento, se não a criança não acompanha o movimento.

Mãos para cima no primeiro tempo.
Braços abertos no primeiro tempo. Deixem as crianças dançarem a vontade, mas só se movimentando no primeiro tempo.

TRANSFORMA clipe com linda mensagem

TRANSFORMA

Transforma, transforma que transformação,

Vai mudar de cor o camaleão,

Nada se perde tudo se aproveita.

Aprender com a natureza e seguir esta receita, (este refrão)

Transforma, transforma

Transforma que transformação.

Muda a natureza quando muda a estação.

As plantas viram flor, Rosas e violetas

e as lagartas se transformam e viram borboletas.

Participação Especial:
Cacau Vargas – Voz
Wan Chagas – Flauta
Evandro DE Jesus Koistinen – Percussão.
Produção Musical e Violão – Rafa Prista
Inscreva se no nosso canal.
bit.ly/SargentoAndamento
Instagram.com/sargentoandamento
Música, Clipes e Atividades Musicais e Conteúdo.
A Música que ensina, a Música que diz,que transforma e te faz feliz!!
#sargentoandamento #musica #criancafeliz #musicaeducativa #infancia #infanciafeliz #criatividade #notasol #crianca #bebes #maternidade #paternidade #educacao #educacaomusical #educacaoinfantil

Altura do Som, Grave e Agudo

Música que diverte e Ensina

Grave e Agudo

por Felipe CastroSantos autor e voz grave

Voz Feminina. o agudo Sarah Souza

Sou gordo e Barbudo sou oposto do Agudo.

Meu som está lá embaixo no barulho do trovão.

Lado esquerdo do piano, primeira corda do violão.

e para você que ainda não sabe, muito prazer eu sou o grave.

Sou alto, magro e fraco no futebol eu sou a trave.

Eu som bem diferente do meu amigo grave.

Lado direito do piano, primeira corda do violão.

Eu estou no som do apito e do medo eu sou seu grito.

Meu som está lá em cima o que me deu uma boa rima.

Na guitarra eu estou com tudo, muito prazer eu sou o Agudo.

Sons Grave e Agudo 
Na linguagem técnica ou musical o som grave é baixo e o agudo é alto, mas não confunda altura do som com volume (ou intensidade) do som, devendo evite os termos alto e baixo ao se referir a intensidade e sim, forte ou fraco.

A altura é o elemento que nos permite distinguir um som grave de um som agudo. 
Quanto maior for a vibração percebida (pitch), mais agudo será o som e maior será a sua altura. 

Podemos aplicar esta características para classificar tanto a voz quanto os instrumentos musicais.

No caso da voz podemos considerar que os homens tem predominância do som grave na voz e as mulheres do som agudo.

Os instrumentos musicais podem ser divididos quanto à altura do som produzido em: altura determinada e altura indeterminada.

Relacionando a frequência ou vibração sonora. Vamos usar este elemento para classificar alguns instrumentos onde predomine esta velocidade de vibração que proporciona um som  grave ou agudo.

Agudo: Som com maior frequência (vibrações rápidas), que correspondem a um som alto alto, logo, agudo.
Exemplo: Apito, Clarinete, Flauta, Trompete e Violino
Grave: Som com menor frequência (vibrações lentas), que correspondem a um som baixo, logo grave.
Exemplo: Contrabaixo, Trombone, Tuba e Violoncello.

Irmãos Intensidade Forte Fraco

 Irmãos intensidade Forte Fraco
por Felipe Castrosantos
VÍDEO CLIPE INFANTO JUVENIL
Percepção Musical
Desenvolver esta capacidade é algo progressivo, inclusive, em vários níveis progressivos de educação musical, ou do uso da música para educar e desenvolver o potencial dos JOVENS DE TODAS AS IDADES.
O Professor, Músico e Produtor @Felipe CastroSantos usa suas composições e personagens que fazem parte do Espetáculo Teatral e Roda Musical do Sargento Andamento e sua Trupe Sonora para desenvolver a percepção e entendimento da música e suas aplicações no desenvolvimento infanto juvenil.
Os Irmãos Intensidade Forte e Fraco nos trazem esta compreensão de forma lúdica e alegre, aprendendo, brincando e dançando.
Assista o clipe, convide seus filhos netos alunos para acompanhar nossos vídeos e atividades.
Inscreva-se e acompanhe nosso clipes Infanto Juvenis com muita MÚSICA MÚSICA MÚSICA!
 

DINOSSAURO – Vídeo clipe Infanto Juvenil

Dinossauro de Felipe Castrosantos
Chegando mais um clipe de música Infanto Juvenil do projeto
Sargento Andamento
Peça Teatral, Roda Musical para Festas e Eventos 
Agora é hora de diversão, chamem seus filhos e netos, alunos para assistir esse e outros clipes em nosso canal do Youtube

Dinossauro (Letra)

Lá vem o Dinossauro

Todo sorridente

Ele vem feliz

Para brincar com a gente

O Dinossauro pula

O Dinossauro ri

Ele faz careta

Só para nos divertir

E põem a mão pra frente

Com rabo faz marola

Bota o rabo para trás

E depois rebola

E cada passo que ele dá

Treme o chão, treme o chão

Treme o chão, treme o chão

Treme o chão, treme o chão

Lá vem o Dinossauro

Todo sorridente

Ele vem feliz

Para brincar com a gente

E põem e mão para cima

O Dinossauro gira

Na ponta do pé

Que nem uma bailarina

E cada passo que ele dá

Treme o chão, treme o chão

Treme o chão, treme o chão

Treme o chão, treme o chão